Um homem de 52 anos foi socorrido em um hospital na Guatemala, após engolir um pedaço de madeira de 30cm, em dezembro do ano passado. Ele chegou ao pronto-socorro com queixas de dor no estômago. Segundo os médicos da instituição, o paciente relatou ter seguido ordens de “vozes na cabeça” para ingerir o objeto.
Os médicos tentaram, primeiro, puxar a vara pela garganta do paciente, mas essa estratégia falhou. Eles só conseguiram retirar o pedaço de madeira por meio de cirurgia, quando removeram o objeto através de um orifício feito no estômago do homem.
Um relatório médico assinado por sete médicos do Hospital Roosevelt – localizado na capital Cidade da Guatemala – afirmou que o homem foi diagnosticado com esquizofrenia, um transtorno que pode causar alucinações e outros problemas de comportamento.
“A evolução pós-operatória do paciente foi adequada. A avaliação de saúde mental (do paciente) levou a um diagnóstico de esquizofrenia como um transtorno de personalidade”, afirmaram os médicos no relatório, publicado na revista online da Biblioteca Nacional de Medicina, dos Estados Unidos.
Ainda de acordo com este documento, menos 1% dos casos deste tipo são resolvidos através de um procedimento cirúrgico. Cerca de 80%, segundo os médicos, têm solução de forma espontânea.
Por TNH1