O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) declarou na noite de segunda-feira (12.jun.2023) que a responsabilidade por construir uma maioria no Congresso é do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não dele. Em entrevista à GloboNews, disse se considerar um “facilitador”, mas que não poderia se comprometer com a aprovação de projetos.
“O governo terá que construir a sua maioria, não sou eu […] Eu tenho sido um facilitador”, afirmou. O deputado disse que a Câmara não foi obstáculo para nenhuma votação do governo, mas afirmou, ao citar a reforma tributária, que as pessoas irão “torcer o nariz” quando a proposta começar a contrariar um pouco. Definiu o Congresso como “conservador” e disse que o governo deve se preparar para dialogar com “quem pensa diferente”.
Durante o programa, Lira elogiou Lula, a quem classificou como “franco”. No entanto, o presidente da Câmara disse ser contra a presença de congressistas em ministérios –estratégia adotada pelo governo do petista.
Segundo o deputado, o “desenho” da Esplanada –feito, segundo ele, com base na PEC fura-teto durante a transição de governo– não teve o rendimento esperado.
Por Poder360