Nas redes sociais, circula um vídeo compartilhado pelo advogado Claudio Dalledone, expondo uma confusão durante um julgamento no Tribunal do Júri, no Fórum de Cascavel/PR, na terça-feira 23. O vídeo registra o momento de uma acalorada discussão entre o promotor de Justiça Thiago Trevizoli Justo e os advogados da defesa.
No vídeo, é possível ouvir o promotor dirigindo uma série de insultos aos advogados, como “safado”, “pilantra”, “bosta” e “frouxo”, resultando na suspensão do julgamento.
Assista:
O caso envolve oito réus acusados de participação em duas mortes ocorridas em 2020, na área do Bairro Santa Cruz, sendo os homicídios associados ao tráfico de drogas e à rivalidade entre grupos pela hegemonia na comercialização de entorpecentes na região.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção de Cascavel, emitiu uma nota de repúdio, classificando o incidente como “gravíssimo” e uma transgressão das prerrogativas dos advogados.
A Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas (Apacrimi) também se pronunciou, destacando que o comportamento do promotor excede os limites de discussões acaloradas comuns em julgamentos populares, constituindo ataques e ofensas não apenas aos advogados presentes, mas a toda a advocacia criminal, e defendendo uma rejeição firme a tal comportamento.
Por Migalhas