Em entrevista concedida à rádio Tupi no sábado 12, o presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou a viagem à Rússia, marcada para esta segunda-feira, 14. O líder do Executivo, que visitará o país em meio à ameaça de um conflito com a Ucrânia, pediu a Deus para que a paz reine no mundo.
“Fui convidado pelo presidente Putin. O Brasil depende em grande parte de fertilizantes da Rússia, da Bielorrúsia”, informou o presidente, na entrevista. “Levaremos um grupo de ministros também para tratarmos de outros assuntos que interessam aos nossos países, como energia, defesa e agricultura. A gente pede a Deus para que reine a paz no mundo para o bem de todos.”
A visita de Bolsonaro vai acontecer depois que Biden ameaçou a Rússia com sanções, caso o governo invada a Ucrânia. Em conversa por telefone com Putin no sabádo, o presidente norte-americano confirmou que o ato resultaria em punições severas ao país. O diálogo foi orquestrado por Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, e Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.