Natal vai aplicar apenas a 2ª dose das vacinas de Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac nesta terça-feira (24). Com isso, a imunização da primeira dose para o público de comorbidades ficará suspensa – a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não informou quando retornará.
Sobre a CoronaVac, a SMS informou que vai disponibilizar 500 doses para aplicação da segunda dose. Para esse público, estarão abertos os cinco drives: OAB, SESI, Via Direta, UNP da avenida Roberto Freire e Nélio Dias. Serão 100 doses por local. As Unidades Básicas de Saúde não aplicarão CoronaVac.
“Através do balanço da vacinação de hoje (segunda-feira) percebemos que em algumas das UBS houve pouca procura para o recebimento da D2. Já nos drives, a busca foi maior, então estaremos disponibilizando mais um dia para que quem estiver com a D2 de CoronaVac em atraso procure um dos drives”, falou a secretária adjunta de Saúde de Natal, Rayanne Araújo.
A secretária disse que a meta da SMS Natal é vacinar todos os munícipes que estão com a D2 em atraso. “Após o balanço de terça-feira faremos uma busca ativa para vacinar quem não pôde comparecer aos locais de vacinação”.
É necessário levar documento com foto, cartão de vacinação e comprovante de residência de Natal.
Oxford
Já sobre a vacina de Oxford/AstraZeneca, segundo o município, mais de 10 mil pessoas estão completando ou completaram as 12 semanas de intervalo e precisam receber a segunda dose.
A SMS orienta que quem recebeu a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca olhe no cartão de vacinação a data aprazada para receber a segunda dose e procure um dos cinco pontos de drive (OAB, SESI, Via Direta, UNP da avenida Roberto Freire e Ginásio Nélio Dias) ou uma das 35 salas de vacinação, levando documento com foto, cartão de vacinação e comprovante de residência de Natal.
“Todos os dias estamos vacinando com a D2 de Oxford, mas a procura ainda está baixa, então estamos fazendo esse chamamento à população para que compareçam aos pontos de vacinação. Para evitar aglomerações ao invés de um dia, vamos dedicar a semana inteira para que as pessoas completem seu esquema vacinal”, disse o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.
Durante toda esta semana. Natal estará vacinando apenas com a D2 da Oxford.
“Pedimos às pessoas que estão contempladas nos outros grupos de vacinação, para receber a primeira dose da vacina contra Covid, que não compareçam aos pontos de vacinação para evitar aglomerações”, esclarece George Antunes.
Por G1-RN