Justiça obriga Latam a levar cão de 12 kg na cabine do avião após recusar embarque do animal

EMAIL

ARQUIVO

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) ordenou que a Latam fosse obrigada a transportar um cachorro de 12kg na cabine do avião em um voo de João Pessoa, Paraíba, para São Paulo, após a recusa da companhia aérea de realizar a operação, alegando que a opção é limitada a cães e gatos de até 7kg. Na decisão que autorizou o embarque do cão de apoio emocional Snow, o relator do processo, juiz Inácio Jário Queiroz de Albuquerque, destacou que “a prova documental produzida nos autos atesta a indispensabilidade do animal como suporte emocional ao bem-estar do autor, com recomendação médica expressa do profissional que acompanha o autor, portanto, tratando-se o caso de questão de saúde mental, e não de mero capricho”. O caso é oriundo do Juízo do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital.

Na decisão, o magistrado frisou que pela Portaria nº 12.307 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil ) é permitido o embarque de animal de assistência emocional, não havendo nenhuma proibição quanto ao tamanho ou peso do animal. “Portanto, no presente caso, se as companhias aéreas conseguem transportar os cães-guia sem limite de peso, por analogia, não há dificuldades em transportar o animal do autor, com 12 kg”, pontuou. Em nota ao site da Jovem Pan, a Latam afirmou que “transporta na cabine pets (cachorros e gatos) de até 7kg, considerando o peso do animal e do canil ou caixa de transporte. Se o pet exceder esse limite, poderá viajar na parte inferior da aeronave (porão), sempre que atender às condições e requisitos. A companhia reforça que os cuidados e procedimentos adotados buscam garantir a segurança e integridade dos animais e passageiros transportados”.

Por Jovem Pan

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top