Jornalista da Globo revela que tem Parkinson

EMAIL

ARQUIVO

A jornalista Renata Capucci revelou que foi diagnosticado com Parkinson aos 45 anos. Atualmente, ela tem 49. A doença degenerativa é bem mais comum em idosos, mas um percentual de 10% a 15% dos casos ocorre em pessoas com menos de 50 anos.

Renata contou que descobriu o problema de saúde em 2018, quando participava do programa Popstar, da Rede Globo. O primeiro sintoma foi ter começado a mancar sem explicação e o segundo, um enrijecimento em um dos braços.

“Eu comecei a mancar e as pessoas falavam para mim: ‘Por que você está mancando, Renata?’. E eu falava: ‘Eu não estou mancando’. Eu não percebia que estava mancando. Aí fui fazer fisioterapia, osteopatia e a coisa não mudou. E aí em um dado momento, (…) estava em casa e o meu braço subiu sozinho, enrijecido. E o meu marido que é médico, me levou para um hospital que tinha emergência neurológica e fui diagnosticada com Parkinson. Aquilo caiu como uma bigorna em cima da minha cabeça”, relatou Renata, no podcast do programa Fantástico, da Rede Globo, deste domingo (26/6).

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa, caracterizada por alterar os movimentos, provocando tremor, rigidez dos músculos, lentidão nos movimentos e desequilíbrio.

Apesar de as causas ainda não serem totalmente conhecidas, a condição está associado a um desgaste de regiões do cérebro responsáveis pela produção do neurotransmissor dopamina, que tem como uma de suas funções coordenar os movimentos do corpo.

Por Metrópoles

Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima