Gilmar Mendes: “Lava Jato terminou como uma organização criminosa”

EMAIL

ARQUIVO

O ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal, disse que a Lava Jato, operação que completa dez anos neste domingo, 17, terminou como “uma verdadeira organização criminosa”.

“Eu acho que a Lava Jato fez um mal enorme às instituições. Bem inspirada talvez, no início, ela acabou produzindo uma série de distorções no sistema jurídico político. Por isso, o meu balanço é marcadamente negativo”, disse em entrevista à Agência Brasil.

“Mas é claro que nós aprendemos da história, inclusive dos fatos negativos na vida dos povos, na vida das nações. Então, alguém sempre poderá dizer algo positivo. Nós aprendemos como não fazer determinadas coisas. E, nesse sentido, se pode até extrair aspectos positivos. O que a gente aprendeu? Eu diria em uma frase: não se combate o crime cometendo crimes. Na verdade, a Lava Jato terminou como uma verdadeira organização criminosa, ela envolveu-se em uma série de abusos de autoridades, desvio de dinheiro, violação de uma série de princípios e tudo isso é de todo lamentável.”

Como mostrou reportagem de Crusoé, a operação Lava Jato — que pela primeira vez começou a de fato acusar e a prender políticos corruptos e empresários endinheirados do Brasil — gerou uma forte resistência entre os réus e seus advogados. Nos últimos anos, muitos desses detratores, como Gilmar Mendes, por exemplo, acabaram por cometer as mesmas ações que eles condenavam na Lava Jato.

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top