Esqueleto de baleia aparece em praia no litoral de São Paulo

EMAIL

ARQUIVO

Turistas e moradores da praia Barra do Una, em Peruíbe, no litoral paulista, foram surpreendidos com um esqueleto de uma baleia que apareceu na praia, neste fim de semana. Suspeita-se que a carcaça possa ser de uma baleia-de-bryde, enterrada na região há 12 anos.

O Instituto Biopesca, uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e responsável pela gestão da praia, enviou uma equipe ao local para verificar a ossada e por qual motivo ela surgiu, além de avaliar a possibilidade de remoção.

A imagem dos ossos se tornou atração e fotos viralizam em redes sociais. Um dos primeiros a ver a carcaça do animal foi o pescador Marcelo Rodrigues.

“Passo por ali quase todos os dias, mas naquele dia me deparei com aquilo tudo. Corri para casa, que fica perto, para buscar o celular e tirar fotos”, contou o pescador ao G1. Segundo ele, o esqueleto mede, aproximadamente, 4 metros.

O biólogo Douglas Rey dos Santos confirmou que a estrutura óssea é de fato a de uma baleia. “Apesar de parte da coluna estar enterrada, dá para perceber que são vértebras bem espessas do pedúnculo caudal de uma baleia Principalmente pelo fato das costelas, que ficam na coluna torácica, não estarem presentes e um osso separado ser muito semelhante ao quadril vestigial”, explica.

O biólogo marinho Thiago Augusto do Nascimento, responsável pelo Aquário Municipal e presidente do Instituto Ambiecco, também confirmou que a ossada é de uma baleia.

Foi Thiago quem indicou que o animal pode ser uma baleia-de-bryde, após se lembrar de um encalhe que ocorreu na região há 12 anos.

“Esta baleia, na época, foi enterrada naquela região e, segundo ele conta, conforme passaram-se os anos, a maré poderia ter levado a areia que encobria o animal”, opina. No entanto, ele explica que a confirmação só será possível depois de análises e exames de DNA, devido ao estado de decomposição do animal.

Por Metrópoles

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima