Dengue: Brasil já registra mais casos este ano do que em todo 2023

EMAIL

ARQUIVO

O Brasil registrou 1.684.781 casos prováveis de dengue em 2024, marca que supera o volume contabilizado em todo o ano passado. A informação consta na atualização desta sexta-feira (15/3) do Painel de Monitoramento das Arboviroses, que é abastecido por dados do Ministério da Saúde.

Somados os 12 meses de 2023, foram registrados 1.658.814 casos prováveis de dengue no Brasil.

O somatório deste ano, segundo o Ministério da Saúde, apresenta um volume anormal em comparação às últimas décadas. Nesse sentido, a pasta avalia que 2024 deve ter o dobro dos registros de 2023.

Até o momento, o país contabilizou 513 óbitos por dengue e outros 903 ainda sob investigação. O painel indica também que o coeficiente de incidência da doença no país é de 829,7 casos prováveis para cada 100 mil habitantes.

A unidade da Federação com maior taxa de incidência por número de habitantes é o Distrito Federal, que contabilizou 142 mil casos somente neste ano, com incidência de 5.043,8 infecções a cada 100 mil habitantes.

Dengue em alta

No final do mês de fevereiro, o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos prováveis de dengue. Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o alto volume de casos tem relação com fatores como as mudanças climáticas e circulação de mais de um sorotipo do vírus.

A dengue é um doença infecciosa febril aguda transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti. O Ministério da Saúde estima que cerca de 75% dos focos do vetor da dengue estejam nos domicílios. Confira algumas instruções da pasta para diminuir a proliferação:

  • mantenha a caixa-d’água bem fechada;
  • receba bem os agentes da saúde e os de endemias;
  • amarre bem os sacos de lixo;
  • coloque areia nos vasos de planta;
  • guarde pneus em locais cobertos;
  • limpe bem as calhas de casa; e
  • não acumule sucata e entulho.

O Ministério da Saúde também tem realizado a distribuição das vacinas contra a dengue para municípios selecionados, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre cada uma delas.

As doses foram enviadas para Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Acre, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte e Amazonas.

Por Metrópoles

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top