O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aceitou denúncia do Ministério Público e tornou réus o apresentador Marcelo Castro; e o jornalista Jamerson Oliveira. Ambos são acusados de desviar cerca dinheiro de doações feitas para pessoas pobres que tiveram dramas exibidos no Balanço Geral BA, da Record.
O F5 teve acesso a decisão, assinada nesta sexta (30) pelo juiz Cidval Sousa Filho. Nela, o magistrado também determinou o bloqueio de bens materiais que estejam no nome de Marcelo e Jamerson, para a devolução de cerca de R$ 670 mil desviados.
Marcelo e Jamerson estão proibidos de sair de Salvador (BA) pelos próximos sete dias e estão impedidos de viajarem para fora do Brasil. A Justiça deverá apreender carros e casas que estão no nome de Marcelo. Dinheiro também será debitado das contas que estão em seus nomes.
O juiz, porém, negou pedido do Ministério Público que solicitou o cancelamento do registro de arma de fogo que Marcelo tem, por causa da periculosidade de seu trabalho.
A defesa de Marcelo e Jamerson diz que “continua, veementemente, sustentando a inocência dos dois jornalistas, e acreditando fielmente na mais lídima justiça do estado da Bahia”.
O suposto esquema foi descoberto em março de 2023, após o jogador de futebol baiano Anderson Talisca, atualmente no Al-Nassr, decidir fazer uma doação de R$ 70 mil após assistir uma reportagem.
Por F5/Folha de SP