Anvisa “sinalizou positivamente” para liberação de autoteste de Covid-19, diz Queiroga

EMAIL

ARQUIVO

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse em entrevista coletiva nesta segunda-feira (10) que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) “sinalizou positivamente” para a liberação do autoteste para a covid-19.

“A Anvisa já sinalizou positivamente e solicitou ao Ministério uma política pública. Mas há muitos medicamentos que são aprovados, mas não entram como política pública. Se já é complexo ter o teste feito por um profissional de saúde, imagina em um País com 200 milhões de pessoas, vamos ter a rastreabilidade?”, disse.

Queiroga disse ainda que existe a possibilidade dos autotestes serem vendidos nas farmácias, mesmo sem distribuição pelo Ministério da Saúde. “Isso é muito possível e o Ministério sinaliza positivamente que a população possa ter acesso a esses testes”.

O autoteste é um exame rápido de antígeno que pode ser feito pela própria pessoa, sem necessidade de ir à farmácia, laboratório ou hospital. A sua venda é proibida no Brasil, porém são usados como estratégia de política pública em países da Europa e nos Estados Unidos.

Entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, a procura por testes de covid-19 em farmácia registraram alta de 50% na comparação com a semana anterior (20 a 26 de dezembro), de acordo com a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). No período, a quantidade de resultados positivos saltou de 22 mil para 94 mil.

Por Poder 360

Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima