O Chile investiga uma cratera misteriosa, de cerca de 25 metros de diâmetro, que surgiu no fim de semana, em uma área de mineração, no deserto do Atacama. No local, ao norte do país, a companhia canadense Lundin Mining extrai cobre.
As autoridades chilenas do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) ficaram sabendo desse buraco ainda no sábado (30), e o setor enviou equipes especialistas para o espaço onde apareceu. A origem do fenômeno ainda é desconhecida.
Em comunicado, o diretor do Sernageomin David Montenegro afirmou que não foi detectado nada dentro do sumidouro, e que ele tem uma distância até o fundo de 200 metros. Segundo a Secretaria da Região Ministerial de Mineração da Região do Atacama, não há risco às pessoas, mas reforça que permanece monitorando o caso.
Cristóbal Zuniga, prefeito da comuna de Tierra Amarilla, afirmou à imprensa local que o aparecimento do buraco se deve às atividades extrativistas inconscientes e desmedidas que acontecem na região.
Veja imagens da cratera:
Aparece Colosal Agujero de la nada 🤯
— Realidad Distópica (@RDistopica) August 2, 2022
Aconteció un enorme socavón en la región de #Atacama de 25 m de diámetro y 300 m de profundidad es #monstruoso. Desconocen su origen. Los especialistas investigan la causa del #fenómeno y a la vez evitar el temor en la población…
Chile pic.twitter.com/DgVqmyrlpm