Fortaleza está entre os destinos mais procurados pelos viajantes que compraram passagens por meio do Voa Brasil, desde o começo do programa. A iniciativa federal, cujo objetivo é ofertar bilhetes aéreos de baixo custo, completa um mês neste sábado (24), com a marca de 8 mil tíquetes vendidos.
Conforme o Ministério de Portos e Aeroportos, as capitais nordestinas lideram a procura. Dentre elas, Natal, Recife, Fortaleza, Salvador e João Pessoa. Já os aeroportos de origem com maior número de passageiros são Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e o Galeão, no Rio de Janeiro.
O Diário do Nordeste procurou o órgão para pedir um balanço detalhado das vendas e aguarda retorno. Quando as respostas forem enviadas, esta matéria será atualizada.
O que é o Voa Brasil
O Voa Brasil é um programa do Governo Federal para a inclusão social na aviação brasileira. Para isso, serão ofertadas passagens no valor de R$ 200 por trecho para quem não viaja de avião há pelo menos um ano.
Ao todo, o programa vai disponibilizar 3 milhões de bilhetes no País.
Quem tem direito a passagens pelo Voa Brasil
Têm direito ao benefício todos os aposentados pelo INSS, que estejam ativos na base de dados em junho de 2024, e que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses.
Segundo o ministério, mais de 23,3 milhões de aposentados terão direito ao programa. A compra é feita direto pelo site gov.br/voabrasil com a conta do Gov.br. A conta precisa ser nível prata ou ouro, para dar mais segurança ao processo. Quem tem conta bronze deve fazer o upgrade com a inclusão de dados pessoais e reconhecimento facial. Quem não atender aos critérios não conseguirá fazer o login no site.
Ao localizar a passagem desejada, o usuário é direcionado para a página da companhia aérea para realizar a compra. As empresas Azul, Gol, Latam e VoePass participam do programa.
Por Diário do Nordeste