Recentemente, o jornalismo da Globo tem adotado uma postura mais crítica em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o programa “Conexão GloboNews”, a apresentadora Daniela Lima entrou ao vivo do congresso na noite de ontem (26), e fez comentários contundentes sobre a atual gestão, destacando uma falta de apetite do centrão por cargos. Isso se dá pela demora do presidente Lula para produzir alguma reforma ministerial, minando a capacidade de reação do Planalto.
Segundo dirigentes de siglas como PP, Republicanos e União Brasil, esses partidos, já divididos entre a oposição e o apoio ao governo, veem agora alas que pregam um “desembarque” da Esplanada dos Ministérios ganharem força.
VÍDEO: Jornalismo da Globo endurece críticas e aumenta pressão sobre Lula: pic.twitter.com/zI4gUXfuKY
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) February 27, 2025
Os dados preocupam até aliados, que apontam um governo sem capacidade de reação ou timing. Mais: uma reforma ministerial propriamente dita, com mudanças significativas e mais espaço para vozes dissonantes da esquerda parece cada vez mais distante.
Mesmo petistas criticam a demora na tomada de decisão e a forma como as mudanças pontuais estão sendo conduzidas. Num episódio sintomático, Lula participou de um evento com Nísia Trindade (Saúde) na manhã de ontem e, durante a tarde, sacramentou sua demissão.
O governo tenta sair das cordas programando anúncios semanais e colocando Lula na estrada. O centrão fala em no máximo 45 dias de prazo para que uma reação apareça nas pesquisas. Ou a pregação por uma saída em bloco do governo pode deixar os bastidores para entrar no debate público, sob holofotes.
Por G1 e Globo News