A Polícia Civil está investigando um influenciador digital natural de João Câmara suspeito de estelionato, associação criminosa e diversas infrações de trânsito. A “Operação Zero Grau”, foi deflagrada nesta segunda-feira (28).
De acordo com a polícia, o principal alvo da operação é o influenciador, que tem 22 anos. Segundo a corporação, além de praticar reiteradamente infrações de trânsito, utiliza as redes sociais para divulgar e incentivar condutas criminosas, como a prática do “grau” — manobras perigosas com motocicletas em via pública. Seu perfil atinge mais de 300 mil seguidores.
As investigações também revelaram, segundo a polícia, que o suspeito promovia sorteios de rifas virtuais com prêmios, motocicletas com indícios de origem criminosa e valores em dinheiro. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar em desfavor do investigado. Na ocasião, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, aparelhos celulares, duas motocicletas esportivas avaliadas em cerca de R$ 80 mil e um veículo de luxo importado, avaliado em R$ 224 mil, além de placas automotivas confeccionadas em desacordo com a legislação.
A Polícia Civil está investigando um influenciador digital natural de João Câmara suspeito de estelionato, associação criminosa e diversas infrações de trânsito. A "Operação Zero Grau", foi deflagrada nesta segunda-feira (28). pic.twitter.com/0AyIpNIbmJ
— 98 FM Natal (@98FMNatal) April 28, 2025
Ainda segundo a polícia, além de apresentarem indícios de origem ilícita, os veículos vinham sendo utilizados em práticas criminosas. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de João Câmara (TJRN). Ao investigado foram impostas medidas cautelares.
O nome da operação, “Zero Grau”, faz referência direta à prática de “empinar motocicletas”, também conhecida como “grau”, que consiste na realização de manobras perigosas sobre uma roda em vias públicas. A expressão “zero grau” simboliza o combate a esse tipo de conduta, representando o ponto de tolerância zero com práticas ilegais que colocam em risco a segurança viária e pública.
Por 98 FM Natal