Uma turista de Florianópolis (SC) foi multada em R$ 10 mil pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após ser flagrada tocando em uma tartaruga-marinha durante um banho de mar em Fernando de Noronha. O auto de infração foi emitido em 3 de outubro pelo Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio, e a penalidade foi divulgada nesta quarta-feira 15.
Nas imagens publicadas pela própria turista em 26 de setembro, ela aparece acompanhada dos filhos acariciando o animal. Segundo o ICMBio, a conduta viola o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA), que proíbe qualquer interação com a fauna silvestre.
A coordenadora da Área Temática de Proteção do ICMBio, Edineia Correia, explicou que “é proibido interagir com animais silvestres” e que “esse tipo de contato pode causar estresse, ferimentos e alterar o comportamento natural da fauna marinha”.
Ela também reforçou que “os visitantes devem manter distância, não tocar nem alimentar os animais”, acrescentando que a recomendação tem o objetivo de preservar as espécies e garantir o equilíbrio dos ecossistemas de Fernando de Noronha.












