Três tartarugas são encontradas mortas em praias de Nísia Floresta, no litoral do RN

EMAIL

ARQUIVO

Três tartarugas foram encontradas mortas entre a sexta-feira (23) e o sábado (24) nas praia de Tabatinga e Búzios, em Nísia Floresta, no litoral sul do Rio Grande do Norte.

A praia é uma das que registrou grande quantidade de lixo encontrada na beira do mar na sexta-feira (23) – só no município, mais de 2 toneladas foram recolhidas.

De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente de Nísia Floresta, Bismarck Sátiro Pereira, essa duas delas foram encontradas em Tabatinga e uma em Búzios, que são praias vizinhas. Na sexta, um golfinho também foi achado sem vida na areia da praia de Tabatinga por moradores.

“Entre os animais de maior porte que foram encontrados sem vida, essa aqui é a terceira tartaruga. Só hoje (sábado) foram duas. E ontem (sexta), tinha uma encalhada na areia da praia”, disse o secretário, que relatou ter recebido a notificação de moradores sobre o golfinho, mas não encontrou o animal.

De acordo com o professor da UERN, o biólogo Flávio Lima, que é coordenador do Projeto Cetáceos, que acompanha a vida marinha no estado com resgate e reabilitação dos animais, é precoce apontar a relação entre o lixo encontrado e os animais mortos, já que ainda não foi feita uma necropsia.

“Neste momento, é muito prematuro correlacionar a morte desses animais com esses resíduos que estão aparecendo nas praias”. A equipe do projeto foi até o local para recolher os animais.

O professor aponta, no entanto, que historicamente a ingestão de lixo é uma grande causa de morte dos animais do litoral potiguar. “Nós não temos ainda elementos para associar a morte dos animais a esses fatos, porém sabe-se que nós temos uma série histórica de 20 anos de estudo aqui no RN em que a principal causa da morte de tartarugas é por ingestão de lixo humano, doméstico”, falou.

Uma das tartarugas mortas também foi registrada pela ONG Oceânica, que trabalha para conservação dos ambientes da costa marítima.

Por G1-RN

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima