t

Terceiro caso de contaminação pela variante Delta é identificado em Natal/RN

EMAIL

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou, nesta sexta-feira (27), que foi identificado o terceiro caso de contaminação pela variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Norte.

Por meio de nota, a Sesap explicou que o paciente é do sexo masculino e tem relação familiar com um dos dois primeiros casos identificados com a variante Delta. “A contaminação do paciente foi constatada no dia 10 de agosto. Ele tomou 1ª dose de vacina contra Covid-19 em 22 de julho e está em boas condições clínicas”, disse a nota.

A secretaria informou ainda que “todos os possíveis contatos no ambiente de trabalho já foram identificados, não registram de sintomas de contaminação e seguem sendo monitorados”.

Outros casos

Na terça-feira (24), o Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já havia divulgado a identificação da variante Delta do novo coronavírus em duas amostras coletadas no dia 8 de agosto em Natal, no Rio Grande do Norte. De acordo com a diretora do IMT, Selma Jerônimo, a identificação de variantes é frequente, em virtude da fácil mutação do RNA do vírus, motivo pelo qual as pessoas devem manter os cuidados na prevenção e tomar a vacina contra a covid-19. “A diminuição da presença do vírus entre as pessoas é via de controlar o surgimento de novas variantes”, afirma.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal emitiu uma nota, nesta semana, informando que as duas primeiras pessoas que testaram positivo para covid-19, com contaminação pela variante Delta, não tinham tomado a vacina contra a doença. Segundo a pasta, a nova cepa foi identificada em duas mulheres.

Uma delas tem 32 anos e reside em outro estado. A SMS informou que ela chegou a Natal no dia 5 de agosto e apresentou os sintomas na mesma data. Ela segue sem internação. Já a outra paciente tem 57 anos e é moradora de Natal. Ela não apresenta histórico de viagem, mas começou a ter sintomas em 8 de agosto e está internada em uma unidade hospitalar. “Ambos os casos não apresentaram vacinação contra a Covid-19”, destacou a SMS.

A variante delta do novo coronavírus atualmente é a prevalente nos Estados Unidos e no Reino Unido. No Brasil, já foi encontrada em outros estados, entre eles Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. A identificação da variante foi realizada por meio do sequenciamento das amostras coletadas, trabalho desenvolvido pelo IMT/UFRN com recursos de projeto de pesquisa e colaboração do laboratório Getúlio Sales Diagnósticos. Atualmente, a unidade sequenciou e está analisando 64 genomas do SARS-CoV-2 provenientes de amostras do Rio Grande do Norte.

Por Portal da Tropical

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima