Taxa de suicídio entre crianças e jovens aumenta 3,7% no Brasil; No mundo, o índice caiu 36%

EMAIL

ARQUIVO

Na contramão da tendência global de queda no número de suicídios, um estudo da Fiocruz apontou que o Brasil registrou aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação de 2011 a 2022.

Apesar de o problema ser mais comum entre idosos, o aumento foi mais significativo no grupo de jovens de 10 a 24 anos: houve crescimento de 6% nas taxas de suicídio e de 29% nas taxas de autolesão. Enquanto a redução global de casos foi de 36%, nas Américas o aumento foi de 17%.

A constatação é de um amplo estudo realizado pelo Cidacs (Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde), da Fiocruz Bahia, em colaboração com pesquisadores de Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram mais de 1 milhão de dados disponíveis em 3 bases públicas: o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), SIH (Sistema de Informações Hospitalares) e o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Os resultados foram publicados na The Lancet Regional Health – Americas.

De acordo com a psicóloga Flávia Jôse Alves, pesquisadora do Cidacs, responsável pelo estudo, esse trabalho é parte do escopo de uma pesquisa maior, que avalia informações de saúde mental como um todo.

Por Poder360

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top