Nesta sexta-feira (4), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi anunciado como “presidenciável” durante sua participação no XIII Fórum de Lisboa.
O evento, que é idealizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, reúne autoridades de diversos países para discutir os desafios sociais contemporâneos, com foco especial na segurança pública e nos impactos da inteligência artificial.
Tarcísio participou de dois painéis durante o evento: o primeiro, sobre relações de forças internacionais e novos blocos militares; e o segundo, voltado ao tema da segurança pública e organizações criminosas.
Ao falar no primeiro painel, o moderador e ex-ministro da Defesa, Raul Jungmann, referiu-se ao governador como um potencial candidato à Presidência da República:
“É inequívoco que o governador de São Paulo é também um presidenciável pelo lado do Brasil”, declarou Jungmann.
Segurança pública
No debate sobre segurança pública, Tarcísio ressaltou o papel das forças policiais no enfrentamento às organizações criminosas e elogiou a atuação do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP).
“O crime vem se sofisticando muito, mas a boa notícia é que as forças de segurança também vêm se sofisticando, também vêm fazendo um enfrentamento à altura. E aí eu quero agradecer o trabalho que vem sendo feito”, afirmou o governador, sendo aplaudido pela plateia.
A participação do governador no evento reforça sua visibilidade no cenário político nacional e internacional, em um momento em que seu nome começa a ser cogitado como uma das possíveis candidaturas para a eleição presidencial de 2026.
Por BNews Natal