Suprema Corte dá aval e Trump fica apto a disputar eleições dos EUA

EMAIL

ARQUIVO

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta segunda-feira (4/3), que o ex-presidente Donald Trump está apto a disputar as eleições presidenciais norte-americanas, previstas para novembro de 2024.

Com a decisão favorável ao recurso da defesa do ex-presidente, Trump pode continuar sendo pré-candidato pelo Partido Republicano — no qual ele é o favorito a representar a sigla. O ex-presidente respondia por, supostamente, tentar reverter os resultados das eleições de 2020.

Essa ação que tramitava na Suprema Corte analisou o recurso de Trump a uma decisão da Justiça do estado do Colorado, que determinou que o republicano seria incapaz de concorrer às eleições por ter violado um artigo da 14ª emenda da Constituição dos EUA.

Usando esse trecho da Constituição — que proíbe pessoas em qualquer cargo, civil ou militar, nos Estados Unidos de se envolver em insurreição ou rebelião contra o país — a Justiça do Colorado argumentou que o republicano teria participado da invasão ao Capitólio, em Washington, em 6 de janeiro de 2021, e por isso não poderia participar das eleições.

Os juízes da Suprema Corte, de maioria conservadora, avaliaram que apenas o Congresso norte-americano deveria determinar se um candidato pode ou não concorrer às eleições. Ou seja, não caberia aos estados fazer tal julgamento.

Trump elegível antes de “Superterça”

A decisão da Suprema Corte ocorre um dia antes da chamada “Superterça”, quando 15 estados e um território norte-americano votam, simultaneamente, nas prévias eleitorais dos Estados Unidos.

Apesar da concorrência dentro do Partido Republicano com Nikki Haley, Trump é disparado o favorito para representar a sigla e deve repetir a disputa de 2020 contra o democrata Joe Biden.

Por Metrópoles

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top