Supermercado em Parnamirim é flagrado fazendo “gato” de energia

EMAIL

ARQUIVO

Um supermercado localizado no bairro Bela Parnamirim, em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, foi flagrado utilizando uma fraude de energia (o popular “gato”) por equipes da Neoenergia Cosern na manhã desta quinta-feira (8), em mais uma ação da “Operação Varredura”, que teve apoio da Polícia Militar.

A energia que estava sendo furtada chegava até o supermercado por meio de um desvio subterrâneo – ou seja, não passava pelo medidor da distribuidora. O responsável pelo supermercado foi conduzido pela PM para a Central de Flagrantes, em Natal.

Ao longo de 2023, a Neoenergia Cosern identificou e desativou 5.711 fraudes em todo o estado. O volume de energia que estava sendo desviada e foi recuperada pela “Operação Varredura” dava para abastecer durante 30 dias, por exemplo, os municípios de Parnamirim e de Caicó, juntos. No ano passado, seis pessoas foram presas pela polícia praticando esse tipo de crime no Rio Grande do Norte.

O gato de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos no local onde é feita.

“É muito importante que os potiguares saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime”, afirma Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern. “Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo um percentual relativo à essas perdas”, alerta.

A população pode denunciar o crime, de forma anônima e segura, pelo telefone 116 da Neoenergia Cosern.

Portal da 96 FM

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top