O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) criticou o fato de o ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu ter ocupado a tribuna do Senado nesta terça-feira (2) em uma cerimônia em celebração à democracia brasileira.
Durante sessão do Senado, Styvenson registrou que Dirceu foi condenado por corrupção. “Essa tribuna não deveria ter sido ocupada por uma pessoa que foi condenada quatro vezes por corrupção nesse país e não foi descondenada. Isso causa uma repercussão na sociedade”, destacou o senador potiguar.
O senador do Podemos registrou que a democracia é “ampla” e por isso aceita que Dirceu possa ocupar a tribuna do Senado em uma cerimônia.
“Vamos lidar com as opiniões públicas agora a respeito desse assunto, mas que a democracia foi exercida, foi. Com a ocupação dessa tribuna por uma pessoa que foi condenada no maior esquema de corrupção que esse país já viu”, acrescentou.
Veja o vídeo com a crítica de Styvenson:
Styvenson critica José Dirceu no Senado: ‘Condenado no maior esquema de corrupção que o País já viu’
— 98 FM Natal (@98FMNatal) April 2, 2024
Ex-ministro do Governo Lula I e ex-deputado federal ocupou tribuna do Senado nesta terça-feira (2) em uma cerimônia em celebração à democracia brasileira. pic.twitter.com/KRoI88eaWa
Por que Dirceu foi ao Senado?
Ex-ministro da Casa Civil do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ex-deputado federal, Jose Dirceu esteve no Senado nesta terça-feira (2) para participar de uma sessão especial em celebração à democracia brasileira.
A data relembra o dia 2 de abril de 1964, quando o Congresso Nacional declarou vago o cargo de presidente do Brasil, até então ocupado por João Goulart, o Jango, deposto pela ditadura.
O evento marcou o retorno de Dirceu ao Congresso Nacional depois de quase 19 anos da cassação do mandato do petista pela Câmara dos Deputados durante o escândalo do Mensalão, em 2005.
A sessão foi idealizada pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso.