t
Pesquisar
Close this search box.

Síndrome do bumbum morto: um assunto sério com perigos ocultos para a saúde

EMAIL

Um fenômeno curioso e preocupante tem ganhado destaque nas clínicas de fisioterapia e nas redes sociais nos últimos anos: a amnésia glútea, também conhecida como síndrome do bumbum morto. Embora o termo possa dar margem a gracejos, ele se refere a um problema sério que afeta a saúde muscular e postural de muitas pessoas.

De acordo com o fisioterapeuta da Hapvida NotreDame Intermédica, Paulo França, quando os músculos glúteos não são utilizados adequadamente, podem perder força e função, resultando em enfraquecimento muscular que compromete a postura, a estabilidade e a mobilidade.

Os sintomas da amnésia glútea podem variar entre as pessoas, mas geralmente incluem dor nas costas e na região pélvica, dificuldade para se levantar após longos períodos sentados, sensação de fraqueza nas pernas e alterações posturais. “Se não tratado, o problema pode levar a desequilíbrios musculares, aumentar o risco de lesões e impactar negativamente a qualidade de vida”, alerta Paulo França.

A boa notícia é que a amnésia glútea pode ser revertida com intervenções simples, como exercícios de fortalecimento. O fisioterapeuta enfatiza a importância de incorporar exercícios específicos para os glúteos, como agachamentos, elevações de quadril e sequências de resistência.

“Além disso, fazer pausas regulares durante o trabalho para se levantar e alongar os músculos, assim como manter uma postura adequada ao sentar-se pode ajudar a ativar os músculos glúteos de forma mais eficiente”, ressalta o especialista.

Paulo França também observa que a amnésia glútea serve como um alerta para a necessidade de uma maior atenção à saúde muscular e postural em um mundo cada vez mais sedentário. Para ele, adotar hábitos saudáveis e incluir exercícios físicos na rotina é essencial para prevenir e até reverter essa condição que de anedótica não tem nada.

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima