O sangue das pessoas é dividido em 4 grupos e isso interfere, de forma direta, na saúde e em vários aspectos da vida. Por exemplo, é o tipo sanguíneo que diz se uma pessoa pode ser um doador e qual grupo ela precisará recorrer se precisar de sangue. Além disso, existe uma relação entre o tipo sanguíneo e a possibilidade de viver mais sendo bem explorada por vários estudos.
Recentemente, vários deles focam em como o tipo sanguíneo influencia na longevidade e trazem inúmeras descobertas bem interessantes. Um deles, feito em 2004, no Japão, sugeriu que pessoas com tipo sanguíneo B tinham uma probabilidade maior de viver mais tempo.
Sabendo disso, uma investigação foi feita mais recente para aumentar essa análise. Nela, milhares de pessoas foram examinadas para avaliar a saúde de vários órgãos vendo as proteínas presentes no sangue. Como resultado, foi visto que grande parte da população teve um envelhecimento mais rápido em pelo menos um órgão, mas as pessoas com o tipo sanguíneo B tiveram uma resistência maior a esse processo.
Tipo sanguíneo e viver mais tempo
Ter o tipo sanguíneo B e poder viver mais tempo, acontece porque ele dá algumas vantagens com relação à saúde celular e resistência ao estresse metabólico. O que caracteriza esse tipo é a presença do antígeno B, que pode dar uma proteção adicional contra fatores que aceleram o envelhecimento dos órgãos.
Mesmo o tipo B sendo um dos menos comuns, suas características únicas podem ser essenciais para compreender os mecanismos de longevidade. Por conta disso as pessoas que tem esse tipo são mais relevantes para a ciência.
Mas claro que não somente o tipo sanguíneo que influencia se uma pessoa irá viver mais tempo ou não. Um papel essencial, também, é dos fatores genéticos, além do estilo de vida, alimentação, exercício físico e gerenciamento do estresse. A pessoa ter hábitos saudáveis pode aumentar a expectativa de vida independente do tipo sanguíneo que ela tiver.
Outros fatores externos, como ambientais e sociais, também, impactam significativamente na saúde e longevidade. Uma vida longa e saudável pode ser determinada pela combinação de predisposição genética e escolhas de vida saudáveis.
Por O Antagonista