RN tem menos de 10% de presos com acesso ao trabalho; estado ocupa a última posição do Brasil

EMAIL

Facebook

Segundo informação constada no Relatório de Informações Penitenciárias (Relipen), divulgado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o Rio Grande do Norte tem o menor número absoluto de presos trabalhando entre todos os estados do país. O documento que traz dados informados pelos próprios estados informam que são 429 detentos em atividade laboral, numa sociedade com 7.420 pessoas privadas de liberdade.

O estado ocupa a última posição do país em números de presos com acesso ao trabalho. Em comparação, a Paraíba registrou 2.720 presos trabalhando; o Ceará, 11.769; e o Maranhão, 4.191.

Em resposta à baixa taxa de presos com acesso ao trabalho, a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap) informou que o estado tem atuado para ampliar o número de presos trabalhando. Entre as ações, está a criação da Comissão Técnica de Classificação (CTC), que avalia o perfil dos internos e permite direcionamento a atividades laborais.

Com base na triagem, o relatório informou que mais de 450 presos estão atualmente em trabalho e 1.325 em qualificação profissional, com parcerias com o Senai e o Ministério Público do Trabalho.

Entre os obstáculos enfrentados, a Seap também destacou a baixa escolaridade da população carcerária, estigma social e limitações de infraestrutura nas unidades prisionais.

Por G1

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima