Um pedido inusitado causou surpresa dentro da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) do Rio Grande do Norte. A chefe da Unidade Instrumental de Administração Geral (UIAG), Maria do Socorro Oliveira, conhecida por sua proximidade com a governadora Fátima Bezerra (PT), assinou um memorando solicitando acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para uma apenada do regime semiaberto.
De acordo com o documento oficial, datado de 26 de maio de 2025, a detenta Yasmin Dantas Forte Belo deveria ter permissão para atuar na aba “SEAP-UIAG-COMPRAS” do sistema. A solicitação tinha como objetivo permitir que a apenada fizesse pedidos de materiais, inserisse notas fiscais e documentos referentes ao recebimento de itens no almoxarifado da pasta.
A medida causou estranheza entre servidores e policiais da própria secretaria, que conta com diversos comissionados e efetivos aptos para a função. O fato de uma pessoa em cumprimento de pena ter sido escolhida para uma função com acesso ao sistema oficial do Governo do Estado levanta dúvidas sobre os critérios adotados e a legalidade da decisão, ainda que o documento mencione que a “viabilidade do atendimento do pleito e legalidade foi verificada previamente junto ao Gabinete da Secretaria”.