Energia Solar é o tema da Expo Solar Nordeste, evento que será realizado entre os dias 14 e 17 de agosto, na unidade Natal da Ferreira Costa; entrada e estacionamento gratuitos
O Rio Grande do Norte registrou 632,7 megawatts (MW) de potência instalada na geração própria de energia solar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado possui mais de 68,7 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas pelas 167 cidades.
Atualmente são 69,4 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica. Desde 2012, a modalidade já proporcionou ao RN a atração de R$ 3,2 bilhões em investimentos, geração de mais de 19,5 mil empregos e a arrecadação de R$ 900 milhões aos cofres públicos.
EXPO SOLAR NORDESTE
Ciente da importância de incentivar ainda mais os negócios do setor no estado, a Expo Solar Nordeste: O futuro solar é agora! vai reunir as principais empresas de energia solar do Rio Grande do Norte, entre os dias 14 e 17 de agosto, sempre das 9h às 21h, na unidade Natal da Ferreira Costa. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
De acordo com Ocimar Damásio, idealizador do evento, as empresas mais importantes do setor, no estado, vão oferecer em seus estandes oportunidades de negócios, como facilidades na compra e no financiamento. “Dois agentes financeiros, Sicoob e a Agência de Fomento AGN vão estar na Expo Solar Nordeste para facilitar a compra e financiamento para as pessoas ou empresas que pretendem utilizar energia solar”, revela Ocimar.
Desenvolvimento social e econômico
Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, o crescimento das instalações de sistemas de energia solar pelos consumidores brasileiros é reflexo da popularização da tecnologia no território nacional.
“Analistas de mercado apontam que, apenas em 2023, os painéis solares registraram queda de cerca de 50% no preço médio final, ampliando a atratividade e o acesso por consumidores brasileiros de diferentes perfis”, comenta.
“Trata-se do melhor momento para se investir em sistemas solares em residências, empresas e propriedades rurais. E ainda há um enorme potencial de crescimento do uso da tecnologia fotovoltaica, já que o Brasil possui cerca de 92,7 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo”, complementa.
Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, ressalta que o avanço da energia solar é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil, e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.