t

Rio Grande do Norte tem a maior redução na produção de leite industrializado do Nordeste

EMAIL

O Rio Grande do Norte foi o estado do Nordeste que apresentou maior redução na produção de leite no comparativo entre o primeiro semestre de 2022 e último semestre de 2021. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado teve uma produção 9,7% inferior nos três primeiros meses deste ano.

O RN produziu, nos meses de janeiro a março deste ano, 16,7 milhões de litros de leite industrializado. Em comparação aos dois trimestres anteriores, houve uma diminuição no volume de leite. Foram 17,7 milhões de litros no terceiro trimestre de 2021 e 18,5 milhões de litros no trimestre seguinte.

Os dados são da Estatística da Produção Pecuária, divulgada nesta quinta-feira (8) pelo instituto. Também apresentaram reduções, porém inferiores ao RN, os estados do Maranhão (-4,9%) e Piauí (-2,9%).

Entre todas as unidades da federação, o Rio Grande do Norte teve a quinta menor produção de leite industrializado do Brasil no período.

Outras áreas

O Rio Grande do Norte apresentou redução no abate suínos. De acordo com a estatística, 4.134 animais dessa tipificação foram abatidos no estado nos três primeiros meses. O número é 10% inferior ao registrado nos três últimos meses do último ano.

No entanto, se o comparativo for feito com os três primeiros meses dos anos anteriores, a marca é a melhor desde o início da série histórica, em 1997.No Nordeste, foi observada uma tendência de diminuição, com destaque para o Ceará que registrou a maior queda (12%). O único estado da região que apresentou aumento foi o Maranhão (11%).

Em relação aos bovinos, o RN registrou o abate de 18.252 cabeças (bois, vacas, novilhos, novilhas, vitelos e vitelas) no primeiro trimestre de 2022. Esse foi o quarto trimestre seguido em que a quantidade de bovinos abatidos aumenta no estado. Além disso, o abate bovino norte-rio-grandense apresenta a maior sequência de aumentos consecutivos no país.

Por G1-RN

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima