O relatório Global Advertising Trends, da Empresa Warc Media, destaca que as plataformas sociais, além de dominarem o cenário da mídia global, exercem enorme influência sobre a forma como as marcas atingem seus públicos. Segundo previsões mais recentes da empresa, a mídia social é agora o maior canal do mundo em termos de investimento em publicidade e deverá totalizar US$ 247,3 bilhões em 2024, um aumento de 14,3% em relação ao ano anterior.
Dados da GWI mostram que o tempo gasto em plataformas sociais aumentou 50% desde 2014, passando de um consumo médio diário de 95 minutos para 152 minutos em 2024 e, de acordo com a data.ai, o número de usuários em todo o mundo nas plataformas sociais aumentou 169% desde 2014.
Alex Brownsell, diretor de conteúdo da WARC Media, afirma: “Grande parte do sucesso da mídia social foi impulsionado pelo notável renascimento da Meta. No entanto, o domínio das mídias sociais sobre os orçamentos também pode ser visto na ascensão do TikTok e no retorno ao crescimento de dois dígitos da receita de anúncios no Snapchat e no Pinterest.
No entanto, com esse domínio, surgem desafios como o aumento das cargas de publicidade em ambientes sociais e o impacto da IA no planejamento de mídia. Neste relatório, apresentamos uma visão holística do cenário global das mídias sociais, que não mostra sinais de perda de impulso.”