Relator diz que não há fatiamento da reforma tributária

EMAIL

ARQUIVO

A Comissão Mista da Reforma Tributária se reuniu nesta quarta-feira (12) para analisar a versão final do relatório do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Na ocasião, o parlamentar negou que há fatiamento da reforma e, sim, ampla discussão de diferentes temas.

“Defendemos a reforma ampla. Muito se tem falado de fatiamento, mas é bom que os parlamentares tomem ciência que o que está sendo proposto não é fatiamento, pois são temas diferentes”, explicou.

Ele também disse que a proposta trata-se da tributação sobre o consumo e que esse é o maior problema tributário do país devido a sua alta complexidade.

“Esse é um debate que não deve ter vaidade ou protagonismo de quem quer que seja”, disse. “Precisa de espírito público e grandeza”, afirmou.

O relatório

O assunto norteador do relatório é a substituição de tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O relator também sugeriu a criação do Imposto Seletivo como forma de complementação ao IBS.

“Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão progressivos, graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte”, informa o documento.

Além disso, o relator define por meio do relatório regimes diferenciados, prazos de transição, legislação unificada, princípio da não cumulatividade, Zona Franca de Manaus e compras governamentais.

Por Metrópoles

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima