Queiroga diz que medidas para isolar variante descoberta no Maranhão já foram tomadas

EMAIL

ARQUIVO

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que já foram tomadas todas as medidas sanitárias para isolar a variante indiana do novo coronavírus descoberta no Maranhão. Em conversa com jornalistas nesta sexta-feira (21), Queiroga ponderou que o surgimento e transmissão das variantes “é um fenômeno biológico” e é necessário “que tenhamos os cuidados”.

“O importante é dizer que a vigilância em saúde no Brasil, ela é muito boa. Esse caso foi detectado prontamente, todas as medidas sanitárias foram tomadas e nós esperamos que não haja uma propagação dessa variante indiana aqui no Brasil”, afirmou.

“Foi confirmado em São Luís, esses casos foram isolados, tanto os pacientes como os seus contactantes. A detecção é no Maranhão, então o secretário Carlos Lula, que é o secretário de Saúde do Estado do Maranhão, está em contato permanente conosco, para que tenhamos a condição de isolar essa variante e ela não se propague para o Brasil”, completou.

Na quinta (20), o Maranhão confirmou o primeiro caso da cepa indiana da Covid-19 no Brasil. De acordo com o comandante da secretaria de Saúde e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, os contaminados foram seis tripulantes do navio Shandong da Zhi. A embarcação foi fretada pela Vale, e deixou a África do Sul com destino a São Luís para entregar minério de ferro.

Segundo Carlos Lula, seis dos 24 tripulantes apresentaram testes positivo para a variante após a realização do teste genômico pelo Instituto Evandro Chagas. Uma das pessoas está internada em um hospital particular da capital maranhense. A SES afirmou ainda que 14 tripulantes ainda estão isolados dentro da embarcação com Covid-19. Dois deles estão com sintomas leves e 12 estão assintomáticos. Os outros não contraíram o vírus.

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima