Apesar da derrota nas últimas eleições, um levantamento mostrou que a influência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2024 supera a de Lula (PT) em 9 de 21 capitais, de acordo com a pesquisa Quaest.
A sondagem revela que Bolsonaro ainda é influente nas seguintes metrópoles: Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá,Curitiba, Manaus,Maceió, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro.
Já Lula é maior apenas em três, são elas: Recife, Fortaleza e Salvador.
Nas outras 9, há empate técnico entre os dois: Belém, Macapá, Belo Horizonte, Florianópolis, Aracaju, João Pessoa, Vitória, São Paulo e Porto Alegre. No caso de Florianópolis, o empate é no limite da margem de erro, de 3 pontos.
Em 2022, Bolsonaro teve mais votos que Lula no 2º turno nas 9 capitais em que sua influência em 2024 é maior. E Lula teve mais mais votos nas 3 na qual é mais influente.
A pesquisa, contratada pela Rede Gazeta, realizou 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 27 de agosto. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número ES-08003/2024.