Presidente da Colômbia chama Trump de “rude” e “ignorante”

EMAIL

O presidente colombiano, Gustavo Petro, foi fez uma publicação X no domingo (19) na qual chama Donald Trump de “rude” e “ignorante”. Isso aconteceu depois que o presidente dos Estados Unidos o chamou de “líder do tráfico ilegal de drogas” e disse que os pagamentos de subsídios ao país sul-americano cessariam.

A noticia é da REUTERS. Trump já havia acusado Petro nas redes sociais de “encorajar fortemente a produção em massa de drogas” e que “pagamentos e subsídios em larga escala” cessariam.

A Reuters não conseguiu estabelecer imediatamente a quais pagamentos Trump estava se referindo.

A Colômbia já foi um dos maiores destinatários de ajuda dos EUA no Hemisfério Ocidental, mas o fluxo de dinheiro foi repentinamente reduzido este ano pelo fechamento da USAID, o braço de assistência humanitária do governo americano.

O Departamento de Estado dos EUA encaminhou perguntas à Casa Branca, que não respondeu imediatamente à consulta.

Enquanto isso, o Ministro da Defesa da Colômbia, Pedro Sanchez, defendeu Petro durante uma cerimônia que marcou o Dia do Voto Jovem, afirmando que a Colômbia intensificou sua própria ofensiva contra as drogas no ano passado.

Moradores de Bogotá expressaram preocupação com as repercussões das relações tensas com os Estados Unidos, particularmente em relação à suspensão da ajuda.

Enquanto isso, o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, disse no domingo (19) que as forças americanas atacaram uma embarcação associada a um grupo rebelde de esquerda colombiano.

Hegseth escreveu no X que o Pentágono destruiu um navio e matou três pessoas na sexta-feira (17) “na área de responsabilidade do USSOUTHCOM”, que inclui o Caribe.

Ele disse que o navio era afiliado ao grupo rebelde de esquerda Exército de Libertação Nacional e estava envolvido no contrabando ilícito de narcóticos, sem oferecer evidências para apoiar a alegação.

Foi o mais recente de uma série de ataques dos EUA no Caribe contra embarcações que, segundo o governo Trump, transportavam drogas.

As relações entre Bogotá e Washington pioraram desde que Trump voltou ao cargo em janeiro.

Os ataques mortais do governo dos EUA contra barcos no Caribe também indignaram os colombianos.

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima