Os vereadores de Natal aprovaram em definitivo um importante projeto em favor da arborização da capital potiguar. Na última quinta-feira 25, foi promulgado, após veto do executivo municipal, o PL nº 319/2021, que determina que sejam plantadas, num período máximo de 4 anos, 50 mil árvores em Natal.
O projeto, de autoria do vereador Robério Paulino (PSOL), apresenta um completo pacote legislativo ambiental que prevê, além do plantio, incentivos para hortas comunitárias e disponibilização de instrumentos financeiros para que os objetivos sejam atendidos. A lei já está em vigor e terá 120 dias para ser regulamentada pela Prefeitura do Natal.
“É uma grande vitória para Natal, especialmente para as próximas gerações. O planeta pede socorro. Estou muito feliz por este sonho se tornar realidade. Desde jovem, sempre sonhei com uma Natal bem arborizada. Nossa vizinha Recife recebeu, agora em 2023, o seu primeiro certificado de Cidade Árvore do Mundo, título fornecido pela ONU. O título coloca a capital pernambucana entre as cidades de destaque mundial, pelo plantio e cuidado com as árvores. Já Natal é muito mal arborizada. Espero que, em breve, sigamos o exemplo de Recife e também possamos ganhar esse título. O plantio de árvores é um ato indispensável para garantir a qualidade de vida de uma população”, falou, otimista, o autor da lei.
O programa Cidades Árvore do Mundo tem como propósito interligar municípios em uma rede de exemplos de sucesso para o manejo de árvores e florestas urbanas. Natal tem um grande déficit de áreas verdes e precisa aumentar o número de árvores plantadas, para garantir um ambiente mais agradável e saudável.
Existe um limitado e desatualizado Inventário Arbóreo municipal, datado do ano de 2015 e realizado em apenas 23 logradouros do centro da cidade e do bairro de Petrópolis. Daí a necessidade de um inventário de biodiversidade, que inclua toda a fauna e flora do município.
“O plantio de árvores e a conservação da avifauna e dos polinizadores nesta cidade é iniciativa de grande importância na conservação da biodiversidade e do equilíbrio ecológico urbano, mas, acima de tudo, é de extrema relevância de caráter educativo quanto à importância da arborização e polinização para a própria sobrevivência da espécie humana. Árvores significam sombra, frescor, oxigênio, pássaros, alegria, beleza, mais áreas de lazer, qualidade de vida em uma cidade”, ressaltou o vereador Robério Paulino, autor da lei agora promulgada.
O projeto de plantio de 50.000 árvores em Natal está em sintonia com outro projeto maior, da I Conferência Potiguar do Clima, realizada no último mês de abril, que aprovou plantar, nos próximos 6 anos, 5 milhões de mudas em todo o Rio Grande do Norte para combater a desertificação que vive o semiárido.
A proposta é que a ação seja feita através de uma parceria entre os poderes legislativo, executivo e municipal, numa relação inter-institucional, que envolve universidades, governos, a Federação dos Municípios de RN, entre outras instituições dispostas a contribuir com a iniciativa, o que poderá se tornar um exemplo nacional e internacional.











