Porco e cabrito são transportados de forma irregular na traseira de caminhonete em SP

EMAIL

ARQUIVO

Um motorista filmou um porco e um cabrito sendo transportados de forma irregular na traseira de uma caminhonete na Rodovia Raposo Tavares, altura do km 26, no município de Cotia, na Grande São Paulo. O flagrante aconteceu por volta das 14h desta quarta-feira (24).

Nas imagens, compartilhadas nas redes sociais, é possível ver que o porco foi amarrado com cordas, enquanto o cabrito está embaixo dele. O animal ainda aparece se debatendo na tentativa de se desvencilhar das amarras.

O automóvel também balança a cada movimento brusco do suíno em razão de seu peso elevado. Além disso, o carro não tem o tamanho adequado para transportar os animais, pois, segundo as imagens, o porco não consegue manter a cabeça dentro da caminhonete.

Questionado sobre o caso, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo informou que não teve registros no trecho informado.

Regras de transporte

Com exceção dos domésticos, os animais devem ser transportados em veículo de transporte de animais vivos (VTAV), segundo a resolução n° 791, publicada em 24 de junho de 2020 no Diário Oficial da União.

O veículo deve conter “equipamento de contenção de carga fixo reboque ou semirreboque construído ou adaptado, mantido e licenciado para o transporte de carga viva, excetuando-se os animais de companhia”.

A resolução estabelece uma série de normas sobre o “transporte de animais de produção, de interesse econômico, de esporte, de lazer ou de exposição”.

O episódio registrado na Rodovia Raposo Tavares descumpre algumas regras, sendo elas:

  • ser construído ou adaptado e mantido de forma a evitar sofrimento desnecessário e ferimentos, bem como para minimizar agitação dos animais, a fim de garantir a manutenção da vida e o bem-estar animal;
  • ser resistente e compatível com o peso e o movimento dos animais transportados;
  • indicar de forma visível na parte traseira da carroceria do veículo um número de telefone de emergência;
  • dispor de meios de proteção para minimizar os efeitos de temperaturas extremas
  • possuir laterais e teto que protejam contra a fuga, a queda e a exposição de partes do corpo dos animais transportados para fora do veículo.

Por G1

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top