A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, prendeu 40 pessoas em flagrante na manhã desta quinta-feira (13), durante a Operação Maleficus. O objetivo é desmantelar uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas na Região dos Lagos.
A ação contou com a presença de 80 policiais federais para o cumprimento de 19 mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Macaé e Campos dos Goytacazes. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal de Rio das Ostras (RJ).
Com os presos, os agentes encontraram e apreenderam drogas (maconha e cocaína), 12 armas de fogo de diversos calibres, um veículo clonado e dinheiro em espécie – o montante ainda não foi divulgado.
Durante as investigações, os policiais descobriram que os carregamentos contendo drogas saíam de comunidades da cidade do Rio de Janeiro e seguiam para áreas de Rio das Ostras, dominadas pela mesma facção criminosa. De lá, as mercadorias eram distribuídas para outros municípios vizinhos.
Os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Macaé. Eles responderão por diversos crimes, tais como tráfico de drogas, associação ao tráfico e porte ilegal de arma de fogo, cujas penas podem ultrapassar os 20 anos de prisão.
Por Metrópoles