Pfizer deve entregar 20 milhões de doses infantis ao Brasil até o final de março

EMAIL

ARQUIVO

A Pfizer deve entregar ao menos 20 milhões de vacinas pediátricas contra a covid-19 ao Ministério da Saúde até o final de março. Ainda há tentativa para que a quantidade de doses a serem entregues no período seja aumentada. Esse é um dos motivos impedindo a conclusão do acordo da pasta com a Pfizer.

O pedido do ministério pelas doses pediátricas só deve ser divulgado depois que for fechado o número exato de doses que a Pfizer entregará no período. Haverá uma reunião entre as duas instituições às 19h desta segnda-feira (3).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em 16 de dezembro a aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. A imunização, no entanto, ainda não começou. Aguarda o aval do ministério e a chegada das doses pediátricas.

Há 20,5 milhões de crianças de 5 a 11 anos no Brasil, segundo cálculo do IBGE de 2018. É necessário o dobro de doses (41 milhões). Cada criança receberá 2 injeções com intervalo de 21 dias entre elas.

Dessa forma, caso a Pfizer entregue só 20 milhões de doses até março, só será possível imunizar metade das crianças brasileiras (10 milhões, segundo a projeção do IBGE).

A Pfizer disse estar “atuando junto ao governo para definir as etapas do fornecimento das vacinas para a faixa etária”. Afirmou que a estimativa de entrega é a partir de janeiro de 2022. Mas não respondeu sobre a quantidade de doses que serão entregues.

A expectativa do ministério é que a farmacêutica entregue as doses pediátricas a partir da semana de 10 de janeiro. O Brasil ainda não tem nenhuma vacina para crianças no país. Depois que as injeções –com doses menores– chegarem, elas ainda precisam passar por inspeção da Anvisa.

O contrato firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica para 2022 prevê disponibilizar doses para todas as faixas etárias incluídas no Programa Nacional de Imunização –o que ainda não é o caso de crianças.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fará um anúncio na quarta-feira (5) sobre se e como será a imunização do grupo.

Queiroga afirmou nesta segunda-feira (3) que o início da vacinação de crianças deve ser na 2ª quinzena de janeiro. A expectativa anterior era começar na 1ª quinzena do mês.

Por Poder 360

Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima