t

Pessoas que param de tomar canetas emagrecedoras voltam ao peso original em um ano, mostra pesquisa

EMAIL

Pesquisadores de Oxford, no Reino Unido, revelaram que as pessoas que tomam medicamentos para perda de peso, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, recuperam todo o peso perdido dentro de um ano após interromper o uso da medicação.

A análise comparou 11 estudos de medicamentos para perda de peso GLP-1, mais antigos e mais novos, e descobriu que os pacientes perdiam 8 kg com as injeções, mas retornavam ao peso original dentro de 10 meses após interromperem o uso.

Aqueles que tomavam semaglutida (Wegovy) e tirzepatida (Mounjaro) perderam o dobro de peso, cerca de 16 kg, porém, ganhavam novamente 9,6 kg em um ano, ou seja, era esperado o retorno dos 16 em torno de 20 meses.

A pesquisa, apresentada no Congresso Europeu sobre Obesidade, estudou 6.370 adultos em oito ensaios clínicos randomizados e três estudos observacionais. Destes, 1.465 pacientes estavam tomando semaglutida e tirzepatida – injeções de alta dosagem recomendadas especificamente para perda de peso.

Análises anteriores de testes sobre a eficácia de diferentes dietas, sem incluir medicamentos, realizadas pelos mesmos pesquisadores, descobriram que, embora as pessoas também recuperassem peso após interromper as dietas, a taxa de recuperação era muito mais lenta, levando pelo menos cinco anos para retornar ao peso anterior.

“Esses medicamentos são muito eficazes para ajudar você a perder peso, mas quando você os interrompe, o ganho de peso é muito mais rápido do que [após interromper] as dietas”, disse Susan Jebb, coautora do estudo e professora de dieta e saúde populacional na Universidade de Oxford.

Embora o estudo não tenha demonstrado causalidade, Jebb especulou que a diferença na rapidez com que as pessoas recuperam o peso pode ser devido ao fato de que as dietas são rigorosas e as pessoas precisam praticar a contenção para perder peso, ao passo que, se você estiver tomando um medicamento que elimina completamente a fome, não precisará fazer esse esforço.

“Então, quando os medicamentos são retirados, você não tem esse tipo de estratégia comportamental em vigor que ajude a manter o peso”, disse a pesquisadora.

As descobertas levantam questões para o NHS, já que as diretrizes de Nice (National Institute for Health and Care Excellence — Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados) determinam que as pessoas não devem tomar injeções para perda de peso por mais de dois anos.

Além disso, muitos pacientes desistem do tratamento, seja porque o compram de forma privada e não têm condições financeiras, seja porque os efeitos colaterais não lhes são favoráveis ou porque não estão mais perdendo peso.

Por Folha de Pernambuco

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima