Soltar gases intestinais é um processo fisiológico natural dos seres humanos. Segundo especialistas, um adulto saudável emite cerca de 1,5 litro de gases por dia, sendo a maior parte durante o sono. Grande parte dos gases que o corpo humano produz não possuem odor, pois são produzidos por nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, metano e gás carbônico, gases estes que não produzem mau cheiro.
O cheiro ruim dos “puns” vem da presença de enxofre e do gás sulfídrico, presente nos alimentos que ingerimos, principalmente nos gordurosos. Além de não ser benéfico a saúde, um organismo que produz gases com cheiro forte e ruim pode ser desconfortável também para outras pessoas ao redor.
Na tarde desta quarta-feira (23), um vídeo que circula nas redes sociais, mostra uma confusão de passageiros em um ônibus do BRT Metropolitano de Belém. O incidente teria ocorrido na avenida Augusto Montenegro.
Nas imagens é possível ver pessoas descendo às pressas do coletivo e tampando o nariz. Uma passageira aparece passando mal e sendo socorrida. Em áudios que circulam pela internet, o motivo da confusão teria sido um “pum” soltado no interior do ônibus, causando mal-estar em quem estava no local.
Ainda não há confirmação de que esse teria sido o motivo da confusão, entretanto, separamos algumas dicas que podem evitar problemas como este. O excesso de gases quando associado a alguns outros sintomas pode gerar preocupação, como:
- Perda de peso
- Dor abdominal
- Náuseas
- Vômitos
- Sangramentos nas fezes
Nesses casos, é recomendado procurar um especialista. Para uma vida sem gases com o cheiro ruim, o ideal é manter uma alimentação saudável, sendo a opção mais benéfica para a saúde.
Por DOL