Ovo explode enquanto mulher toma café da manhã; Veja vídeo

EMAIL

ARQUIVO

Um vídeo viral mostra o momento em que um ovo cozido explode repentinamente no rosto de uma mulher e se espalha por toda a mesa da cozinha durante o café da manhã.

O vídeo foi registrado por um circuito interno de câmeras de uma residência, em Yancheng, na província de Jiangsu, leste da China, por volta das 7h50 do dia 3 de novembro.

No vídeo, a mulher é vista sentada à mesa de jantar diante de uma tigela de sopa quente. Quando ela tenta cortar o ovo cozido com a colher, ele explode de repente, espalhando gema e sopa por toda a mesa.

O rosto da mulher indica que ela ficou chocada com a surpresa. Depois de olhar para o café da manhã espalhado sobre a mesa por alguns segundos, ela pega um guardanapo e se limpa do líquido quente que respingou em suas mãos.

Mais tarde, ela explicou que naquele dia, enquanto corria para se preparar para o trabalho, alguém da sua família esquentou o ovo cozido no micro-ondas.

Sem saber disso, ela pressionou levemente o ovo com a colher, fazendo-o explodir na hora. Felizmente, ninguém ficou ferido e ela aproveitou a oportunidade para lembrar a todos que não deveriam colocar ovos no micro-ondas.

A nutricionista Elke Stedefeldt, do grupo de estudos em risco e resiliência em segurança dos alimentos (Gerrsal), professora do departamento de medicina preventiva da Unifesp e colaboradora da Associação Brasileira de Nutrição, afirma que o princípio é o mesmo que cozinhar o ovo cru.

“Em função da própria estrutura do ovo, a clara cozida funciona como uma “casca”. Você não deve aquecer o ovo inteiro cozido no micro-ondas. Provavelmente, em função do tempo para aquecer, o ovo cozido já irá explodir dentro do micro-ondas. Ovos já cozidos devem ser cortados para serem reaquecidos, pois eles poderão explodir caso essas recomendações não forem seguidas. Entretanto, nunca presenciei uma situação como a do vídeo”, diz.

O professor Fernando Lang Silveira, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF-UFRGS), explica que não é incomum que isso ocorra. Ele compartilhou um texto do Centro de Referência para o Ensino da Física (Cref) em que aborda o assunto.

De acordo com o texto, o aquecimento de um ovo em banho-maria determina que ele não ultrapasse a temperatura de ebulição da água e se dá de fora para dentro: primeiro a clara é aquecida e finalmente a gema. A temperatura das diversas partes do ovo não ultrapassa a temperatura de ebulição da água, que é de 100ºC.
Para que o ovo exploda, é necessário que a pressão interna seja maior do que a pressão externa. Isso é possível quando o ovo é aquecido por micro-ondas. A elevação da temperatura em partes do ovo pode ser maior do que aquela que ocorre no aquecimento por banho-maria em uma panela. Em algumas regiões do ovo a temperatura ultrapassa em dezenas de graus Célsius a marca dos 100°C.
Como na composição de um ovo cerca de 75% é água e a pressão de vapor saturado da água cresce rapidamente com a temperatura, a pressão dentro do ovo supera em muito a pressão externa caso não haja a possibilidade do vapor escapar facilmente.
Além da casca, o ovo possui diversas membranas que podem conter o escapamento do vapor. Existe uma membrana na gema que deve ser perfurada, permitindo o escape do vapor, minimizando o risco de explosão. Se a membrana não é perfurada, o ovo pode explodir, às vezes depois de retirado do forno, quando é cortado ou simplesmente tocado no ato de o comer.

Por G1

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top