A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta quarta-feira 22, a Operação Caixa Livre, para cumprir quatro mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma associação criminosa especializada em furtos qualificados a grandes redes atacadistas e supermercados do Nordeste. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó, com apoio da Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio da Capital (DCCPAT).
As investigações começaram após um furto ocorrido em agosto de 2024, quando quatro suspeitos invadiram um atacadista em Caicó. Usando artifícios para distrair os funcionários, o grupo furtou 72 garrafas de whisky e outros produtos de alto valor, causando grande prejuízo financeiro à empresa.
O trabalho investigativo, com apoio do 3º Núcleo de Investigação Qualificada de Caicó, permitiu identificar os quatro envolvidos e obter na Justiça as prisões preventivas. Entre os investigados estão três homens e uma mulher, todos naturais de João Pessoa (PB) e com antecedentes por crimes semelhantes em outros estados, como Alagoas, Bahia e Paraíba.
Os mandados foram cumpridos em João Pessoa, com o apoio da DCCPAT, e também em unidades prisionais do Ceará e da Paraíba, onde dois dos suspeitos já estavam presos por outros delitos. A Polícia Penal da Paraíba e a Delegacia de Orós (CE) também participaram da ação.
O nome “Caixa Livre” faz referência ao modo de atuação do grupo, que criava distrações para reduzir a vigilância e passava pelos caixas com carrinhos cheios de produtos furtados.
A Polícia Civil pede que a população continue colaborando com informações anônimas pelo Disque Denúncia 181.











