A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal publicou uma nota técnica, no Diário Oficial do Municipal, que definiu que os ônibus da capital devem circular com até 40 passageiros sentados e 15 em pé, durante a pandemia de covid-19.
De acordo com o documento, o parâmetro de critério é a ocupação de leitos de UTI. Até 80% de ocupação, o sistema funciona sem restrições. “Se a ocupação passar de 80% será feito o controle de modo a garantir a demanda nos veículos que não ultrapasse a capacidade indicada na nota técnica”, destacou o texto.
Segundo a nota técnica, a mudança reduz em 50% a capacidade do transporte de passageiro em pé e em 25% a capacidade total do transporte. Em Natal, 81% dos ônibus possuem o mesmo modelo.
A STTU acrescenta que o chão do ônibus deve ser pintado com “tinta apropriada para a superfície metálica, devendo a pintura ser constantemente renovada, de modo a manter a sinalização sempre em boas condições de identificação do espaço destinado ao posicionamento do passageiro em pé”.