Onda de calor: Rio e São Paulo registram dia mais quente do ano

EMAIL

ARQUIVO

As cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo registraram neste domingo (12) o dia mais quente do ano, segundo órgãos ligados às prefeituras.

No Rio de Janeiro, o sistema Alerta Rio informa que os termômetros na estação de Irajá registraram 42,5 graus. Até então, a maior temperatura do ano havia sido de 41,8 graus, registrada no dia 17 de fevereiro. Por curiosidade, há exatos dez anos o Rio também registrava a maior temperatura do ano, em 2013.

O Centro de Operações do Rio de Janeiro informou que a sensação térmica na capital fluminense chegou a 50,5 graus neste domingo. O valor, entretanto, não é o maior do ano.

Em São Paulo, a capital paulista também registrou hoje a tarde mais quente do ano, com temperatura máxima média de 36,9 graus.

Até então, o recorde havia sido alcançado na última onda de calor, em setembro, quando a média da temperatura máxima foi de 36,5 graus no dia 24 daquele mês. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo.

O CGE informa que, considerando somente o mês de novembro, a média das temperaturas máximas deste domingo também é a maior da série histórica do órgão, que faz medições desde 2004. Até então, o recorde para o mês havia sido alcançado no dia 4 de novembro de 2019, com 35,3 graus.

Ainda de acordo com o CGE, a maior temperatura máxima absoluta, ou seja, aquela que é medida em apenas um ponto, também alcançou recorde neste domingo: por volta de 16h, os termômetros na região da subprefeitura da Vila Mariana marcaram 38,5 graus.

Antes disso, a maior máxima absoluta era de 36,9 graus, registradas nos dias 11 de novembro de 2016, no Butantã, e em 4 de novembro de 2019, também na Vila Mariana.

O que esperar para os próximos dias

O CGE acrescenta que a semana na capital paulista deverá começar sem mudanças no clima. A semana deverá ter sol forte e calor intenso, com máximas superando os 35 graus no período da tarde.

Para a segunda-feira (13), a previsão é de sol com poucas nuvens e temperaturas elevadas. A mínima esperada é de 23 graus, durante a madrugada, e 37 graus no período da tarde, com umidade mínima do ar em 20%.

Para a terça (14), a previsão também é de calor, com termômetros variando entre 22 e 37 graus no município. O CGE alerta para potencial de pancadas isoladas de chuva entre o meio e o fim da tarde.

Por CNN

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Scroll to Top