t

OCDE: Brasil crescerá menos no 1º ano do novo governo

EMAIL

A economia do Brasil cairá de 2,8% em 2022 para 1,2% no próximo ano, aponta projeção da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgada nesta terça-feira (22).

Em setembro, a entidade previu crescimento econômico de 2,5% para este ano e de 0,8% para 2023. Apesar da pequena melhora, a organização afirma que o desenvolvimento do setor será menor no 1º ano do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo relatório da OCDE, o cenário global deteriorado, a política fiscal mais restritiva e o efeito do aumento nas taxas de juros são alguns dos fatores responsáveis pela desaceleração do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,8% em 2022 para 1,2% em 2023, ante uma leve melhora para 1,4% em 2024.

Além disso, a alta da inflação, o crédito mais caro e a estabilização do crescimento real do salário também são influenciadores para os valores da estimativa.

Espera-se que a política monetária permaneça restritiva, com a taxa de juros atual de 13,75% inalterada até 2023. De acordo com o texto, a taxa deve manter-se nesse nível até que seja registrado uma trajetória de quedas da inflação.

“Incertezas em torno da futura política fiscal podem desestabilizar os mercados financeiros, exigindo que o Banco Central mantenha as taxas de juro altas por mais tempo, o que pesaria sobre o crescimento”, afirma a OCDE.

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima