Pesquisar
Close this search box.

Obra do enrocamento da praia de Ponta Negra segue em ritmo acelerado

EMAIL

ARQUIVO

Os trabalhos de enrocamento da Praia de Ponta Negra seguem em ritmo acelerado. A obra conta com uma faixa de 400 metros de blocos já concluídos de um total de 1.700 metros. Os blocos são utilizados para criar a estrutura que faz parte do projeto de proteção costeira da área que é cartão postal da capital potiguar. Na noite da última terça-feira (04), o prefeito Álvaro Dias visitou o local para conferir os trabalhos. A previsão, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), é de que a obra seja entregue antes do meio do ano que vem.

O prefeito Álvaro Dias realizou uma vistoria ao local juntamente com o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, e pôde conferir de perto os trabalhos na faixa de areia. “O enrocamento é a primeira etapa, e estamos aguardando a liberação da licença prévia do Idema para podermos iniciar a engorda [aterro], porque toda a infraestrutura está pronta e o projeto está sendo concluído em ritmo acelerado, inclusive com trabalho à noite”, disse o prefeito.

O projeto da engorda aguarda essa primeira licença do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), depois que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) chegou ao entendimento de que o órgão estadual é que irá licenciar esta parte da obra, que visa a conter a erosão marinha da praia. Quanto ao enrocamento, desde outubro do ano passado o Idema aprovou a Licença de Instalação e Operação (LIO).

O investimento total dos dois projetos é orçado em R$ 100 milhões. São três etapas previstas no projeto, a primeira é o processo de enrocamento pelos blocos de pedras colocados ao longo da praia para proteger o calçadão do avanço do mar. O projeto ainda prevê a construção de sete escadas e quatro rampas de acesso à praia, onde serão investidos R$ 23,5 milhões.

Segundo o titular da Seinfra, Carlson Gomes, a obra do enrocamento é essencial para o projeto de engorda com o alargamento da faixa de areia para reduzir a erosão do Morro do Careca e retomar o turismo de Ponta Negra.

“Ao todo, serão utilizados cerca de 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia para a obra da engorda. A segunda é a readequação do sistema de drenagem para conter a chegada de águas da chuva ao mar. E a terceira e última etapa é o aterro hidráulico, conhecido como “engorda”, que vai retirar areia da jazida próxima à costa da Praia de Areia Preta, na altura do Farol de Mãe Luiza, com uma draga de sucção e aos poucos depositada em trechos a cada 200m na praia. Após o transporte de areia, será necessária uma terraplanagem com espalhamento, compactação e nivelamento do aterro por meio de tratores”, disse Carlson Gomes.

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima