O Ministério Público Eleitoral do Pernambuco (MPE-PE) pode condenar o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) a pagar multa por propaganda eleitoral antecipada. Possível candidato à reeleição, o parlamentar utilizou suas redes sociais em 28 de abril para se autopromover e pedir votos, informou o órgão público.
A informação chegou até a Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco após vários usuários denunciarem o ato do parlamentar. De acordo com o MPE-PE, Gadêlha teria feito uma saudação à youtuber Julliete, que venceu uma disputa de sorte ao escolher o número 12, no programa Big Brother Brasil 2021.
“O deputado federal divulgou imagem com sua fotografia e o numeral de urna 1212, com o qual disputou a eleição passada. A publicação trazia o texto: ‘Kit 1212. Solicite o seu, receba em casa e participe da nossa campanha’”, de acordo com o MPE.
O MPE-PE entendeu que o político se aproveitou da grande audiência do programa e da repercussão gerada nas redes sociais para se autopromover muito antes do período permitido. A permissão para propaganda eleitoral tem início após o dia 15 de agosto, no caso, de 2022.