Pesquisar
Close this search box.

Novo chefe do IBGE vê o Pix como boi da cara preta ianque

EMAIL

ARQUIVO

No governo, as relações administrativas são regidas por uma combinação lógica de fatores. Se um ministro executa movimentos que não coincidem com a vontade do chefe, ele é mandado embora. Se o presidente ordena algo que destoa do pensamento do auxiliar, aí é o ministro quem pede para sair. Lula passou por cima de Simone Tebet. Com o pé quebrado, a ministra do Planejamento poderia ter elevado a própria estatura. Preferiu reduzir o pé-direito de sua pasta.

Como previsto, Lula impôs a Simone Tebet a nomeação de Marcio Pochmann, economista de estimação do PT, para a presidência do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em privado, a ministra queixou-se do atropelo. Diante dos gravadores e dos microfones, Simone mancou: “Agora eu sei o nome dele”, disse a ministra, referindo-se a Pochmann. “Terei o maior prazer em atender ao presidente Lula. Não faço pré-julgamento”.

Lula caprichou no desapreço. Na forma, incumbiu o petista Paulo Pimenta, chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, de anunciar a escolha do auxiliar que Simone não conhece e não desejava. No conteúdo, colocou à frente do IBGE, num instante em que o órgão ainda digere os números do Censo, um economista que já passou pelo Ipea, deixando um rastro de intervencionismo ideológico. De resto, Pochmann tem o hábito de se assustar com fantasmas errados.

O novo presidente do IBGE chama as reformas previdenciária e trabalhista de “deformas”. Já escreveu nas redes sociais que, ao implantar o Pix, o Banco Central deu “mais um passo na via neocolonial”. Anteviu que, “na sequência vem a abertura financeira escancarada com o real digital e a sua conversibilidade ao dólar.” O que deixará o Brasil no jeito para virar um “protetorado dos EUA”. A esse ponto chegamos. Enquanto a ministra do Planejamento manca, o IBGE será chefiado por um personagem que vê o PIX como um boi da cara preta ianque, com chifres neoliberais.

Coluna de Josias de Souza – UOL

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima