Chegando em março, a Fiat Titano se destaca como um dos principais lançamentos automobilísticos de 2024 no Brasil. Prevista para ser lançada no dia 14 de março, esta picape representa a entrada da montadora italiana no segmento das picapes médias, completando um trio ao lado das populares Strada e Toro. A promessa é de um preço competitivo para competir diretamente com modelos estabelecidos como a Toyota Hilux e a Chevrolet S-10.
Embora não seja um veículo completamente novo, a Fiat Titano é uma versão italiana da Peugeot Landtrek, um modelo desenvolvido antes da fusão da Stellantis. Inicialmente, a Landtrek estava cotada para ser lançada no Brasil pela marca francesa, mas uma decisão estratégica acabou trazendo-a para o mercado brasileiro sob a marca italiana.
Equipada com um motor 2.2 turbodiesel e tração 4×4, a picape Fiat Titano oferece diversas novidades e é vista como uma resposta da Fiat para atender às demandas do setor agropecuário e outros segmentos. Produzida na fábrica Nordex, no Uruguai, a Titano já é comercializada em outros países da América Latina. Seu nome, inspirado na mitologia grega, evoca robustez e promete estabelecer um novo padrão em termos de força, capacidade off-road e carga útil para a Fiat.
Embora a Fiat ainda não tenha divulgado todos os detalhes técnicos da Titano, algumas características já são conhecidas com base nas informações disponíveis sobre a Peugeot Landtrek. Com dimensões robustas, a picape apresentará um entre-eixos de 3,18 metros e largura de 1,92 metros, ideal para lidar com diversos tipos de terreno. Estima-se que a Titano tenha aproximadamente 5,33 metros de comprimento e 1,86 metros de altura, com capacidade de carga variando entre 1.000 kg e 1.105 kg.
Quanto à motorização, a Fiat Titano deverá contar com um motor 2.2 BlueHDI Turbo Diesel, semelhante ao utilizado no Fiat Ducato, porém ajustado para gerar cerca de 200 cv de potência, equiparando-se aos principais concorrentes do segmento. A picape virá com transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com reduzida, seguindo o padrão do mercado.
A Fiat Titano 2025 provavelmente será equipada com uma ampla variedade de itens, incluindo recursos como computador de bordo, ar-condicionado digital dual zone, multimídia de 10 polegadas, entre outros. O modelo deverá contar com tecnologias de segurança avançadas, como alerta de saída de faixa, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa, além de diversos itens de conforto e conveniência.
A expectativa é que a Fiat mantenha as versões semelhantes às da linha Strada, com opções como a Volcano, Freedom e possivelmente uma versão básica de entrada Endurance, com opções adicionais como Ultra e Ranch no futuro, dependendo do desempenho do produto no mercado.
Por CNN Brasil